Abordagem e experiências
Como psicóloga, acredito no poder da escuta ética e atenta para a construção de um caminho de autoconhecimento e transformação. Minha prática é guiada pelos ensinamentos de Freud e Lacan, buscando acolher o sofrimento psíquico e os desafios da vida com profundidade e respeito.
Ao longo da minha trajetória, desenvolvi um olhar sensível para temas ligados à saúde mental e vulnerabilidades sociais. Tive a oportunidade de conduzir estudos sobre o sofrimento de mulheres em contexto de violência doméstica e de investigar a relação entre saúde emocional e condições crônicas de saúde como o diabetes. Essas experiências aprofundaram meu compromisso com um cuidado que leva em conta a complexidade da vida de cada pessoa.
Minha experiência se estende ao trabalho com grupos de apoio emocional, com foco especial em mulheres em tratamento e pós-tratamento oncológico, onde pude vivenciar a força da conexão humana e o poder do acolhimento em um ambiente seguro.
Como a terapia ajuda uma
pessoa em crise?
A psicoterapeuta
Janaina Borges explica.
Além da clínica, minha formação em Psicologia Organizacional me permite ter uma visão abrangente sobre o ser humano em diferentes contextos. No meu trabalho, o foco é sempre na escuta psicanalítica, criando um espaço para que cada pessoa possa encontrar sua própria voz e seu próprio caminho.
Atuei em estudos sobre o sofrimento psíquico de mulheres brasilienses em contexto de violência doméstica, sob a perspectiva da psicanálise, o que fortaleceu meu compromisso com uma escuta ética e atenta aos impactos subjetivos da violência.
Também me aproximei da interface entre saúde emocional e condições crônicas de saúde por meio de uma investigação sobre a relação entre autoestima e adesão ao tratamento em adultos com diagnóstico de diabetes mellitus, ampliando minha compreensão sobre os fatores emocionais que influenciam o cuidado com o corpo.
Atualmente, realizo atendimentos em clínica particular com escuta fundamentada na psicanálise. Meu trabalho é guiado por uma escuta sensível, ética e comprometida com a singularidade de cada sujeito.
.png)
O inconsciente fala, basta escutar. Onde você não se escuta, você repete. A transformação começa, quando você encontra sua palavra.
Jacques Lacan
